O que é?
Síndrome de Cotard ou Síndrome do Cadáver Ambulante, é uma transtorno psicológico onde a pessoa acometida acredita estar morta. É uma síndrome rara que apresenta um grau elevado de risco, uma vez que pode levar ao suicídio e automutilações.
A pessoa que possui a síndrome de Cotard também pode acreditar que partes do seu corpo “desapareceram” ou que seus órgãos internos estão em processo de decomposição, apodrecendo e que morrerá em breve por conta disto.
Sintomas:
- Ter a certeza de estar morto ou que partes do corpo sumiram
- Acreditar que os ´órgãos internos estão apodrecendo
- Ansiedade recorrente
- Afastamento de pessoas próximas
- Alucinações
- Pensamentos suicidas
Causa e Tratamento
Ainda não há conhecimento das causas desta síndrome, mas pode estar ligada a outros distúrbios e transtornos psicológicos, como depressão, pânico e bipolaridade.
Também não há possiblidade de cura, mas um tratamento pode ser indicado pelo psiquiatra responsável, visando melhora na qualidade de vida e amenizar o desconforto psicológico causado pela síndrome de Cotard. Geralmente o tratamento inclui uso de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e/ou antipsicóticos, juntamente com sessões de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico constante.