Distanásia é um termo que tem sido usado para definir a prática de prolongamento de vida de uma pessoa que possui alguma doença incurável a partir de meios artificiais.
O objetivo principal da distanásia é o prolongamento máximo da vida do paciente, ainda que não haja esperança alguma de cura. A palavra distanásia tem origem grega, onde dis significa “afastamento” e thanatos quer dizer “morte”. Este termo foi proposto em 1904 por Morache.
A ortotanásia visa aliviar o sofrimento de um doente terminal através da suspensão de tratamentos extraordinários que prolongam a vida, mas são incapazes de curar ou trazer melhorias práticas.
A palavra “ortotanásia” vem do grego, onde orto = certo e thanatos = morte.
A eutanásia consiste em acabar com o sofrimento de uma pessoa doente, cujo prognóstico é fatal ou que está em estado de coma irreversível, sem chances de sobreviver, apressando a sua morte ou dando-lhe meios de o conseguir.
A eutanásia visa induzir a morte precoce de uma maneira suave e sem dor, com a finalidade de acabar com o sofrimento do paciente através da sua própria morte.
A palavra “eutanásia” tem origem nos termos gregos eu = boa e thanatos = morte, o que significa “boa morte” ou “morte piedosa”.
A ortotanásia pode ser considerada um meio termo entre a distanásia e a eutanásia, como referem alguns autores, pois não tem como objetivo prolongar demasiado e inutilmente a vida do doente ou induzir uma morte prematura.
Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130
(11) 4113-0013
[email protected]
A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.