Memorialização digital – O que é?

A memorialização digital refere-se ao processo de preservação e honra da memória de uma pessoa por meio de plataformas e ferramentas digitais. Com o advento da tecnologia e da Internet, surgiram novas formas de recordar e homenagear entes queridos que faleceram.

Existem diferentes maneiras de realizar a memorialização digital. Uma delas é criar um memorial online, que pode ser um site ou uma página dedicada à pessoa falecida. Esses memoriais geralmente incluem informações sobre a vida e as realizações da pessoa, fotos, vídeos, depoimentos de amigos e familiares, e até mesmo um espaço para que as pessoas deixem mensagens ou lembranças.

Além disso, as redes sociais também desempenham um papel importante na memorialização digital. Muitas pessoas criam páginas memorial em redes sociais para compartilhar fotos e memórias da pessoa falecida, permitindo que amigos e familiares prestem homenagens e compartilhem suas lembranças.

Outra forma de memorialização digital é por meio das mídias sociais. Os perfis de pessoas falecidas podem ser mantidos ativos, permitindo que amigos e familiares postem atualizações e compartilhem lembranças regularmente. Algumas redes sociais têm até políticas específicas para contas de pessoas falecidas, permitindo que elas sejam transformadas em memorial ou removidas, se assim desejado.

Além disso, existem serviços especializados que oferecem opções de memorialização digital, como a criação de álbuns de fotos digitais, onde as fotos podem ser organizadas e compartilhadas online, ou a preservação de perfis em redes sociais após o falecimento da pessoa.

Homenagear falecidos é uma maneira de expressar respeito, amor e lembrança pela pessoa que partiu. Existem diversas formas de fazer isso:

  • Funerais e cerimônias: Participar de funerais e cerimônias é uma maneira tradicional de homenagear uma pessoa falecida. Isso inclui comparecer ao velório, ao enterro ou a outras cerimônias religiosas ou culturais que possam ocorrer. Essas ocasiões oferecem a oportunidade de se despedir e compartilhar memórias com outros amigos e familiares.
  • Criação de um memorial físico: Você pode criar um memorial físico em sua casa ou em um local especial dedicado à pessoa falecida. Isso pode incluir a criação de um altar com fotos, objetos significativos, velas, flores ou qualquer outra coisa que represente a memória da pessoa e o impacto que ela teve em sua vida.
  • Memorial digital: Como mencionado anteriormente, você pode criar um memorial digital em uma plataforma online ou em redes sociais. Isso permite que você compartilhe histórias, fotos e lembranças com outras pessoas que também desejam homenagear a pessoa falecida.
  • Doações e trabalhos voluntários: Uma maneira significativa de homenagear a memória de alguém é realizar doações ou trabalhos voluntários em seu nome. Pode ser uma causa que a pessoa apoiava ou uma organização que está relacionada ao que ela valorizava. Isso contribui para tornar o legado da pessoa algo positivo e benéfico para outras pessoas.
  • Atividades criativas: Se a pessoa falecida tinha algum hobby, paixão ou talento artístico, você pode homenageá-la praticando ou promovendo essas atividades. Por exemplo, se ela gostava de pintar, você pode criar uma obra de arte inspirada em sua memória. Se ela era apaixonada por música, você pode dedicar uma canção ou até mesmo organizar um concerto beneficente em seu nome.
  • Compartilhar histórias e lembranças: Falar sobre a pessoa falecida e compartilhar histórias e lembranças com outras pessoas também é uma forma de homenageá-la. Isso pode ser feito em encontros familiares, reuniões de amigos ou simplesmente em conversas

A memorialização digital oferece uma forma de manter viva a memória de uma pessoa, permitindo que amigos e familiares se conectem e compartilhem lembranças mesmo à distância. No entanto, é importante respeitar a privacidade e as preferências da pessoa falecida e de sua família ao realizar a memorialização digital. Conheça nossas homenagens fúnebres clicando aqui.

Fale conosco
Entre em contato conosco através dos nossos canais:
(11) 4113-0013 | (11) 4356-3339 | 0800 777 411
contato@atriium.com.br

Soluções em luto

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

Atriium Assistencial
Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

Emergência 24 horas: (11) 4113-0013 contato@atriium.com.br

2022 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade