A Arritmia Cardíaca é a conhecida pela falta de ritmo apresentada nos batimentos do coração, ou seja, é quando forma uma sequência de batimentos cardíacos irregulares, quando estão lentos demais, são chamados de bradicardia e em seu oposto é conhecido por taquicardia; o comum é que um coração saudável tenha de 60 a 100 batimentos por minuto.
Existem duas classificações para as Arritmias Cardíacas, as malignas e as benignas, são consideradas malignas quando os sintomas presentes podem resultar em sequelas, podendo ocasionar paradas cardíacas e até a levar o indivíduo a óbito. Já as benignas, são aquelas que não danificam as funções do coração e não são de risco de morte.
Exames Diagnósticos:
Existem alguns exames que podem diagnosticar a Arritmia:
- Ecocardiograma;
- Eletrocardiograma;
- Teste Ergométrico;
- Teste Eletrofisiológico;
- Medição da pressão arterial durante exercícios;
- O Monitor Holter registra o ritmo cardíaco, normalmente é utilizado 24 horas contínuas para uma medição mais completa.
Fatores de Risco:
- Cardiopatia;
- Tabagismo;
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Estresse;
- Distúrbios da tireoide;
- Obesidade;
- Infarto.
Sintomas:
- Palidez;
- Fadiga;
- Tontura;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Dores no peito;
- Desmaios súbitos;
- Predisposição genética.
Tratamento:
O tratamento tem o intuito de restaurar o ritmo cardíaco normal, ele é estabelecido após a consulta médica e a realização dos exames, nos casos mais leves e que ainda estão no início há a possibilidade de que os medicamentos não sejam utilizados como forma de tratamento, e sim uma mudança firme nos hábitos do indivíduos, tais como:
- Mudança na alimentação;
- Consumo de alimentos saudáveis.
- Estabelecer uma prática frequente de exercícios físicos;
- Realização de exames de rotina regularmente;
- Realização de exames específicos para o coração;
Nas arritmias que ocasionam uma lentidão dos batimentos, o exame normalmente evidencia a necessidade do o uso de marca-passo (tem como função gerar impulsos elétricos na frequência correta ao indivíduo).