Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

O que é zooterapia?

A zooterapia é um tipo alternativo ou complementar de terapia que conta com o auxílio de animais como forma de tratamento para doenças, a qual vem sendo utilizada a muito tempo, desde o tratamento de pessoas com dificuldades de se socializarem até mesmo a recuperação de soldados na segunda guerra mundial nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, uma professora chamada Nise da Silveira fez história ao contar com animais para auxiliar no tratamento de seus pacientes esquizofrênicos, e na atualidade essa técnica se tornou bastante usual no meio médico. Esse tratamento pode ser realizado em diversos ambientes, como em casas de repouso, hospitais, escolas, centros fisioterapêuticos, clínicas de recuperação.

            A expansão do uso animal em terapias médicas se deve ao fato de que foram comprovados inúmeros benefícios nesse tipo de tratamento, como por exemplo a diminuição de sintomas de ansiedade, depressão, estresse, colesterol, pressão arterial e frequência cardíaca elevada. Tudo isso apenas considerando a exposição a curto prazo, já em médio prazo os benefícios são ainda mais impressionantes apresentando progressos consideráveis na socialização de pacientes com dificuldade de comunicação, auxílio na criação de vínculos mais pessoais e afetivos, além da melhoria da memória e da concentração. A zooterapia pode ocorrer em duas técnicas, a Terapia Assistida com Animais que deve contar com um acompanhamento de um profissional da saúde como um médico, psicólogo, fisioterapeuta. Normalmente a TAA é um complemento para outros tratamentos realizados ao mesmo tempo e precisa de uma supervisão constante. Já a Atividade Assistida com Animais se trata de uma visitação ou até mesmo recreação com animais, sendo mais abrangente e não sendo necessário o acompanhamento médico. A TAA auxilia principalmente em casos de ansiedade, depressão, estresse e cuidados em pessoas com necessidades diferenciadas.

             A zooterapia conta com diversos tipos de animais, gatos, cachorros, aves, cavalos, tudo depende da indicação do profissional de saúde pensando no que seria mais viável e benéfico pensando no que está visando trazer melhorias e da preferência do paciente. Os cachorros por exemplo são os animais mais comuns já que são mais aceitos pela maioria das pessoas e facilmente adestrados, além de serem muito afetivos e companheiros. Já os gatos são os mais procurados por pessoas da terceira idade que buscam por um animalzinho que seja dócil mas não dê muito trabalho ou necessite de muitos cuidados. Os cavalos por sua vez são recomendados principalmente por fisioterapeutas que precisam estimular o fortalecimento muscular de seus pacientes. E caso a pessoa tenha algum tipo de preferência ou até mesmo alergia a pelos, não podemos nos esquecer das queridas aves, também muito amorosas e algumas podem ser adestradas e trazerem momentos de muito prazer a seus novos amigos humanos.

Dentre as doenças que apresentam melhores resultados médicos podemos citar o autismo, a esquizofrenia, pacientes com câncer ou hospitalizados por um longo período, transtornos sociais ou psicológicos, depressão e ansiedade. É importante salientar que é necessário todo um cuidado com os animais que serão expostos ao contato direto com um paciente, sendo necessária uma avaliação de um veterinário, vacinação e vermifugação, contando com uma boa alimentação para mantê-lo saudável e levar alegria para seu novo amigo que está precisando de uma ajudinha extra. Para acessar conteúdos como esse e sobre os mais diversos temas entre em nosso site da Atriium e aproveite para dar uma olhadinha em nossos planos funerários que são acessíveis a todo tipo de orçamento e conferem todo o suporte nesses momentos de maior necessidade de apoio. Conte com a ajuda de uma empresa familiar de qualidade que trata você e família com o amor e o respeito que vocês merecem.

Solicite um orçamento

Contato

Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

(11) 4113-0013
contato@atriium.com.br

Mídias

  • Blog
  • Notícias
  • Imprensa

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

2020 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade