Os tapetes de fé

A tradição de produzir tapetes coloridos, no caminho por onde passa a procissão de fé, teve início em Portugal. Chegou ao Brasil com os colonizadores e é realizada pelos fiéis até hoje. Os desenhos reproduzidos nos tapetes representam cenas bíblicas, objetos e outros símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo. Relata o pesquisador do site Brasil Escola, Daniel Neves da Silva.

A confecção dos tapetes é uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, onde revelam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. Diz Daniel.

Habitualmente, os tapetes são feitos com serragem, sal, flores, areia e outros materiais coloridos, confeccionados por fiéis de diversas paróquias, geralmente durante a noite que antecede a celebração de Corpus Christi. O comprimento de cada tapete é variável, porém os desenhos costumam decorar as ruas por onde passa a procissão de fé. Completa o pesquisador.

Os tapetes, tradicionalmente confeccionados variam de tamanho de acordo com cada cidade ou paróquia, indo desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros. Os tapetes, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho por onde será transladado o Sacramento. Em algumas localidades, é usual que se exibam panos vermelhos nas janelas das casas por onde o cortejo passará. Informou o pesquisador.

No Brasil, a tradição é especialmente prevalente em cidades do Sudeste e Sul, sendo um componente importante da cultura de cidades históricas, como Atibaia (SP) Ouro Preto (MG),  Castelo (ES), Cabo Frio (RJ), e Flores da Cunha (RS). Para sua confecção, grupos de paroquianos reúnem-se na noite anterior ao dia de Corpus Christi, tornando a prática um espaço de sociabilização e confraternização entre os fiéis. Diz Daniel.

O que é comemorado em Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento católico é realizado para relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido é o Corpo de Cristo, e o vinho ingerido o Sangue de Cristo.  Mesmo que esta transformação da matéria não seja visível. De acordo com Vigário Olávo da Paróquia Sagrada Família em São Bernardo do Campo.

Corpus Christi é uma comemoração da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. Expressa o vigário.

A realização da eucaristia é uma referência à Santa e Última Ceia, realizada por Jesus Cristo juntamente com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre a transubstanciação, onde a hóstia e vinho, após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Jesus Cristo. Revela o pároco Olávo.

Após exatamente 60 dias após a Páscoa, ocorre a comemoração de Corpus Christi. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi. Atesta o vigário.

Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas Igrejas Anglicanas. A data não é comemorada por Cristãos Ortodoxos nem pelos Protestantes. No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses. Atesta as pesquisas de Daniel.

Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. A Confecção dos tapetes é uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. Concordam o pároco e o pesquisador.

Fonte: Brasil Escola

Fale conosco
Entre em contato conosco através dos nossos canais:
(11) 4113-0013 | (11) 4356-3339 | 0800 777 411
[email protected]

Soluções em luto

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

Atriium Assistencial
Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

Emergência 24 horas: (11) 4113-0013 [email protected]

2022 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade