Sepultar ou cremar?

Antes mesmo da morte, muitas pessoas já decidem sobre a forma com a qual querem que seus corpos tenham um fim, mas outras deixam essa responsabilidade para seus familiares resolverem pós sua morte. Cada época da humanidade foi marcada por diferentes rituais para se despedir da estrutura física de quem está partindo. No Egito Antigo por exemplo, acreditava-se na imortalidade; após a morte, as pessoas que tivessem seus corpos conservados receberiam a vida de volta, e por isso tinham rituais severos quando seus Faraós morriam. Eles eram considerados figuras divinas, eram o topo da sociedade, portanto recebiam o melhor tratamento pós morte. Seus corpos eram mumificados e colocados em grandes túmulos, armazenados em uma câmara real junto com suas riquezas, servindo como uma habitação, essas são as famosas Pirâmides de Egito. Na atualidade, as formas mais comuns para se lidar com o corpo de quem morre são a cremação e o sepultamento.

No sepultamento, o corpo do falecido é colocado em um caixão que é trancado e depois enterrado no subsolo de um cemitério para que possa passar pelo período de decomposição, e no solo há uma lápide em homenagem ao falecido. Posteriormente o corpo pode permanecer no mesmo local em que foi enterrado ou ser enviado para outro lugar, como o conhecido cemitério vertical, do qual armazena os restos do corpo em gavetas. Segundo a legislação brasileira, corpos só podem ser enterrados em cemitérios, qualquer lugar além dele é considerado crime. Para isso há alguns cemitérios públicos para alcançar a parcela da população que não pode arcar com os custos de um lugar particular.

Já no processo de cremação, a decomposição é acelerada devido ao contato com o calor excessivo, em apenas algumas horas no forno aquecido à aproximadamente 1000°C, o corpo vira uma espécie de pó. Alguns ossos mais resistentes são triturados após a passagem pelo forno. As cinzas são entregues aos familiares em uma urna, e a partir daí a família fica responsável em como manejá-la, podendo guardar a urna em algum lugar da casa ou espalhar as cinzas em locais que fossem significantes para o falecido.

Em ambas as formas de nos despedirmos do corpo do falecido, é importante lembrar que também é muito importante a realização de uma homenagem anterior ao sepultamento ou cremação, sendo feito no velório, verifique na postagem anterior sobre esse tema em específico.

A Atriium te acompanha em todos os processos antes mesmo do falecimento, oferecendo planos acessíveis para todo tipo de orçamento que incluem desde o serviço de translado do corpo aos momentos finais como a entrega da urna ou o enterro. Contamos com planos familiares para que você e sua família tenham apoio e ótimos serviços no momento que nos solicitar.

Fale conosco
Entre em contato conosco através dos nossos canais:
(11) 4113-0013 | (11) 4356-3339 | 0800 777 411
[email protected]

Soluções em luto

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

Atriium Assistencial
Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

Emergência 24 horas: (11) 4113-0013 [email protected]

2022 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade