Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é possível ter bastante qualidade de vida na terceira idade. Mesmo com as mudanças do corpo, algumas ações que auxiliam a preservar a saúde e a qualidade do cotidiano podem ser feitas.
Confira algumas dicas para ter mais qualidade de vida na terceira idade.
Sono
É primordial. Enquanto você dorme, seu corpo faz uma faxina interna, e te prepara para o dia seguinte. Por isso é tão importante dormir bem. Você acorda com mais disposição, mais alegria.
Com o passar dos anos a produção de melatonina (hormônio que seu corpo produz sendo usado para induzir e regular o sono) diminui e pode ser que você tenha dificuldade para dormir.
Se você não consegue manter um sono de qualidade, vale a pena procurar ajuda médica.
Exercícios físicos
A vida é movimento, então se manter ativo é importante para o bom funcionamento do corpo. Se academia não é para você, já pensou em fazer aulas de dança? Hidroginástica? Pilates? Caminhada?
Além de você mexer o corpo, promovendo mais saúde, você encontra outras pessoas com o mesmo objetivo e estabelece novos laços, tornado mais prazeroso esse momento.
Exercícios mentais
Além do corpo, também é de vital importância o cérebro estar ativo.
Já ponderou aprender um novo idioma, um novo passatempo, fazer curso de teatro, fotografia, pintura? Que tal aprender a tocar um instrumento musical? Fazer aulas de canto, além de exercitar o cérebro, fortalece a musculatura da garganta, isso ajuda a evitar engasgos, muito comum a medida que o corpo envelhece. Ou o que você não teve tempo de fazer quando mais novo por conta da correria do dia a dia.
Aprender algo novo cria conexões neurais. Por isso exercite o cérebro com jogos de xadrez, damas, truco, palavras-cruzadas, dominó…
O importante é não parar, crie hábitos, mesmo que seja nos afazeres corriqueiros. Leia mais, isso liberta novos pensamentos e questionamentos.
Adéque sua alimentação para esse novo período da vida, consulte um nutricionista funcional, um geriatra e faça exames regulares de saúde.
Caso sinta que precise, fale com um terapeuta, um psicólogo. Eles vão te ajudar a se ajustar a esse seu novo momento de vida.
E seja feliz. Grato e feliz por esse presente que você recebeu. O dom da vida.