As dislipidemias são o distúrbio no metabolismo dos lipídeos na corrente sanguínea, em outras palavras ela é a presença elevada de gordura no sangue, considerada uma doença silenciosa, ou seja, é assintomática; Porém pode ser diagnosticada através da dosagem do colesterol total, coleta do lipidograma, a melhor maneira de realizar o diagnóstico é pela presença de uma hiperlidemia. O exame para evidenciar a presença de hiperlidemia é dependente de uma amostra de sangue, detectando cada fração dos lipídeos sanguíneos, então se o resultado vem com alguma discrepância (em relação aos valores de referência pré-estabelecidos), indica se foi encontrada ou não.
Existem dois modos que definem o motivo de alguém possuir uma dislipidemia, as causas primárias e as secundárias.
As primárias são de causa genética, ou seja, de forma hereditária, mas não é tão frequente; Já as secundárias, é causada pelo estilo de vida ou por outros fatores como hipotireoidismo e diabetes, podendo ser desenvolvida através de fatores ambientais, como tabagismo e etilismo. A obesidade tem uma influência considerada significativa no metabolismo lipídico e é um importante fator de risco.
Quais os métodos para a prevenção?
- Evitando frituras e alimentos gordurosos;
- Exercendo atividades físicas com certa frequencia;
- Consumindo alimentos que sejam ricos em ômega 3, como peixes de água fria e óleo vegetal
É de extrema importância a realização dos exames de rotina para a detecção dessa e de outras doenças assintomáticas, mas se há algum histórico familiar que indique que há a probabilidade de você possuir uma dislipidemia, então se torna muito necessária a realização regular dos exames.