Você sabe o que é diabetes? Continue lendo para saber quais os sintomas, prevenção e tratamento.
O diabetes é uma síndrome que ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina, que é um hormônio que reduz a glicemia para que o açúcar que está no sangue entre nas células e seja transformado em energia.
Existem dois tipos de diabetes:
- Mellitus 1 – O pâncreas não produz ou produz em pouca quantidade a insulina. Com isso há elevação da glicose (hiperglicemia)
- Mellitus 2 – O corpo não produz insulina suficiente e tem resistência a ela. Este tipo de diabetes está associado ao excesso de peso e sedentarismo.
Há também o diabetes gestacional, que é quando ocorre um aumento de glicose durante a gravidez, podendo causar danos à saúde da mãe e do bebê. Geralmente é desenvolvida a partir do terceiro trimestre da gestação e pode desaparecer após o parto.
Sintomas
Durante a fase inicial do diabetes é possível identificar alguns sintomas mais comuns, como:
- Sede em excesso
- Urinar frequentemente
- Falta de disposição
- Cansaço anormal
- Dificuldade de cicatrização
- Mau hálito
- Infecções recorrentes
Tratamento
Tipo 1 – Aplicações diárias de doses de insulina sintética.
Tipo 2 – Uso de medicamentos antidiabéticos
Gestacional – Alimentação com pouco carboidrato e exercícios físicos com orientação e acompanhamento de profissionais da área.
Prevenção
Ainda que existam alguns sintomas, o diabetes é uma doença silenciosa, ou seja, algumas pessoas não sabem que tem essa doença sem que consulte um médico e realize exames. Para não ser pego de surpresa, é bom estar sempre atento a alguns fatores que podem desenvolver a diabetes, como:
- Obesidade – Ficar atento ao excesso de peso
- Estresse – Levar uma vida mais calma e leve
- Tabagismo – Evitar o uso do cigarro
- Sedentarismo – A prática de exercícios deve ser frequente para manter a saúde e o corpo em movimento
O diabetes também pode se manifestar pelo fator hereditário. Sendo assim, é indispensável manter os exames de rotina em dia e as consultas com profissionais da saúde. A prevenção é importante não só para não ter a doença, mas para controle e qualidade de vida.