Exames de rotina

Realizar check-ups médicos com frequência é essencial para manter a saúde em dia. Continue lendo para conhecer os principais exames de rotina, que devem ser feitos ao menos uma vez por ano, mesmo que você não possua nenhum sintoma e/ou doença preexistente.

  • Dosagem hormonal – Este exame mede a dosagem de hormônios da tireoide, que ajuda no diagnóstico de possíveis alterações e doenças que seu corpo esteja enfrentando.

  • Hemograma – Um dos exames mais comuns solicitados pelos médicos. Com ele é possível fazer uma análise geral do paciente pelos glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.

  • Eletrocardiograma – Ele permite avaliar o ritmo do batimento cardíaco e a análise de um possível infarto ou arritmia.

  • Ecocardiograma: É o ultrassom do coração e apresenta informações como tamanho do coração, espessura das paredes, tumores, sopros e a quantidade de sangue que bombeia.

  • Colesterol: Identifica o nível do colesterol bom e do ruim presentes no seu sangue.

  • Urina e fezes: Com a coleta de urina é possível analisar o desempenho e funcionamento dos rins, assim como infecções, doenças no trato urinário e sangramentos. A análise das fezes indica se há presença de vermes, parasitas, doenças no trato digestivo , tumores e muitos outros problemas.

Para as mulheres é importante que se faça também alguns exames específicos, como:

  • Papanicolau – Ele serve para investigar alguma infecção e lesão no colo do útero afim de prevenir contra o câncer.
  • Mamografia e ultrassonografia – São realizados quando há suspeita de câncer de mama ou para prevenção do mesmo em mulheres com idade superior a 30 anos.
  • Colposcopia – Feito para identificar tumores, infecções e inflamações na vagina, colo do útero e vulva, geralmente realizado com o papanicolau ou quando o mesmo aponta resultados suspeitos/inconclusivos.

Os homens devem, além dos exames básicos citados anteriormente, realizar o exame de próstata, que investiga, através do toque retal e análise de sangue, se há alguma alteração na glândula.

Lembramos que é importante que você converse com seu médico para determinar qual a frequência ideal de checkups, pois algumas características, como idade, doenças crônicas e fatores de risco podem alterar a quantidade de exames realizados e sua periodicidade.

Deixe uma resposta

Fale conosco
Entre em contato conosco através dos nossos canais:
(11) 4113-0013 | (11) 4356-3339 | 0800 777 411
contato@atriium.com.br

Soluções em luto

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

Atriium Assistencial
Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

Emergência 24 horas: (11) 4113-0013 contato@atriium.com.br

2022 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade