O que é hipertensão?

O que é?

A hipertensão arterial, ou “pressão alta” é uma doença crônica relacionada aos níveis de elevação da pressão sanguínea nas artérias, ou seja, a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande.

É uma das principais causas de mortes no mundo. Geralmente a hipertensão está relacionada a outras disfunções metabólicas, como colesterol elevado, diabetes e/ou obesidade.

Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/9 e é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12.

Quais são os principais sintomas?

Normalmente a hipertensão não apresenta sintomas, apenas quando aumenta de forma rápida súbita e inesperada. Alguns deles são:

  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza
  • Dores no peito
  • Zumbido no ouvido
  • Visão embaçada
  • Sangramento nasal
 

Quais são as formas de prevenção?

O acompanhamento da pressão arterial deve ser realizado no mínimo a cada seis meses, mas isto deve se tornar mais frequente caso haja casos em sua família, uma vez que na maioria dos casos a hipertensão é herdada geneticamente.

Muitos fatores podem influenciar os níveis da pressão, como o hábito de fumar, consumir muito sal, doenças pré-existentes como diabetes, não praticar atividades físicas, alto nível de estresse, consumo excessivo de bebidas alcoólicas etc.

Sendo assim, é importante estar atento as práticas e hábitos para manter uma vida saudável, sem contar o acompanhamento médico que é essencial.

Existe tratamento para hipertensão?


Quando o caso de hipertensão é leve, o tratamento geralmente é feito com reeducação alimentar, redução do consumo de sal, controle de peso e de estresse, ou seja, os protocolos de prevenção são aplicados.

Em casos mais graves são receitados medicamentos de uso contínuo pelo médico, além da mudança de hábitos e protocolo de prevenção.


Deixe um comentário

Solicite um orçamento

Contato

Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

(11) 4113-0013
contato@atriium.com.br

Mídias

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

2020 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade