O que é o luto?

Como disse o escritor Luciano Otaciano, “O luto é a tristeza da alma que compreende que a pessoa que se amou em vida não mais voltará”. Um sentimento dominante de tristeza profunda causado pela morte de alguém importante em nossas vidas é o significado da palavra LUTO. Quanto maior a proximidade entre os envolvidos, se torna mais difícil encarar os sentimentos e seguir com a própria vida, podendo inclusive afetar a saúde emocional a longo prazo de quem passou por uma grande perda. O fato de sentirmos falta das pessoas que amamos pode nunca passar, mas a tristeza em excesso precisa ser deixada para um momento de luto, pois se levada adiante possivelmente criará bloqueios em sua vida, sendo que conforme o tempo passa, lidar com tantos sentimentos acumulados pode ser um grande pesadelo da vida real.

Cada pessoa tem sua própria maneira de reagir frente à uma perda, há quem se abra com maior facilidade à ajuda de amigos e familiares para passarem juntos por esse momento difícil, mas também há aqueles que reprimem o que sentem, transparecendo estarem bem aos outros, trazendo uma imagem intacta quando na verdade por dentro estão quebrados, muitas vezes por não permitirem se abrir ou por quererem dar apoio emocional a quem se mostra mais volúvel.

Não há como esquecer ou substituir quem passou por nossas vidas e já se foi, afinal cada indivíduo é único, todos deixam uma marca que é carregada por aqueles que lhes são próximos. Há uma troca tão intensa de amor, carinho, confiança e experiências entre os seres humanos que o fato de não podermos mais construir essas relações com uma pessoa que amamos pode ser avassalador, e é por isso que o período de luto é tão importante. É um momento de nos permitirmos sentir intensamente a perda, de passarmos pela dor, pela saudade e em seguida entendermos a situação, sendo gratos pela oportunidade de conhecermos alguém tão importante e de termos a amado. Evitar passar pelo luto só causará mais dor a longo prazo, criando uma bola de neve de sentimentos ruins e mágoas que podem afetar em quem nós somos.

Para todo luto é necessário termos um apoio emocional das pessoas que mais confiamos e sabemos que podemos contar, normalmente esse processo se inicia no velório do falecido, e para que se possa aproveitar o momento de despedida de quem você ama é necessário contar com uma equipe qualificada e confiável para cuidar desses momentos.

A Atriium é uma empresa que se preocupa com a família e em proporcionar a ela o maior apoio e conforto possível para amenizar a perda, fazendo um serviço que honra a memória de quem está partindo.

Deixe um comentário

Solicite um orçamento

Contato

Av. Bezerra de Menezes, 421 – Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo – SP, 09851-130

(11) 4113-0013
contato@atriium.com.br

Mídias

A Atriium é uma empresa de Assistência Funeral que atende à toda e qualquer situação do Luto.

2020 © Atriium Assistencial - Todos os direitos reservados

Política de Uso e Privacidade