Rituais fúnebres são as diferentes formas que cada cultura tem de se despedir dos entes queridos. Assim, é imprescindível que as assistências funerárias saibam atender e respeitar estas características.
Cada povo e religião possui um rito fúnebre, uma forma de homenagear que se foi, como no Cristianismo, Hinduísmo, Anglicanismo, dentre outras.
Cristianismo
No Cristianismo acredita-se que a morte não é o fim, é apenas o final de um ciclo e início de outro em um novo plano. No catolicismo, além do velório é realizado a missa de sétimo dia. Já no meio evangélico, é realizado o velório, que pode ocorrer na igreja onde o falecido congregava ou em salas próprias para velório, também há homenagens com flores e orações.
Hinduísmo
Nesta religião, a crença é que o corpo humano é composto por ar, terra, água, fogo e éter, e o falecimento acontece quando algum destes cinco elementos se apaga. Na preparação, o corpo deve ser lavado diversas vezes com baldes de águas e o ritual deve ser realizado pela filha do ente querido. Após, é preferível que o corpo seja cremado.
Anglicanismo
No Anglicanismo (vertente da doutrina protestante) a urna é colocada na igreja um dia antes de o sepultamento para ser conduzida a vigília. Após o funeral o bispo ou presbítero preside a Eucaristia.
Judaísmo
Assim como no Cristianismo, a morte não é encarada como o fim da vida, mas como uma passagem para a vida eterna. Pela lei judaica o corpo deve ser sepultado o mais breve possível. Em seu rito fúnebre, o corpo é lavado, preparado e vestido com uma túnica de linho, chamada mortalha. Após isso, acontece o velório, onde os parentes devem rasgar parte das próprias vestimentas em demonstração ao coração e alma partidos pela perda. Posteriormente ocorre o shivá, sete dias de luto pelo falecido. Nesta religião não é permitido que o corpo seja cremado.
Budismo
Originária da Índia, possui muitas tradições. O método mais praticado é da cremação e os ritos fúnebres podem variar. Os budistas não têm processo de luto, pois acreditam que o choro e a tristeza podem atrapalhar o processo de descanso e reencarnação do falecido.
Como vimos, existem as mais diversas formas de rituais fúnebres para homenagear e se despedir de um ente querido de acordo com suas crenças, mas todos com o objetivo de trazer conforto também a família que ficou.
Caso queira mais informações sobre ritos ou planos funerários, clique aqui ou fale conosco através do telefone (11) 4113-0013